top of page
cesar benatti
são paulo, 1968
ordem, construção, beleza, harmonia
design gráfico de matriz programática. informações construídas com ordenação geométrica, por meio de diagramas estruturais e relações proporcionais
Mestre em Artes Visuais e Bacharel em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Universidade Estadual Paulista - Unesp e Especialista em Design Gráfico pelo Centro Universitário Senac. Atua profissionalmente como programador visual e artista gráfico desde 1990, e como professor de design e artes visuais desde 2009. De 2011 a 2018 atuou no escritório do designer Alexandre Wollner, experiência que reforçou e definiu significativamente seu posicionamento em relação aos critérios técnicos e estéticos que regem a atividade.
Desde 2012, dedica-se a desenvolver trabalho que combina princípios de diferentes vertentes da arte construtiva, cujo objetivo vai além da produção artística, contribuindo como pesquisa teórica e formal que interage com seus projetos como programador visual e professor. Seguindo os princípios do concretismo paulista - cujo entrelaçamento com a emergência de uma cultura de design visual de matriz programática no Brasil foi tema de sua dissertação de mestrado - situa sua produção entre a apreciação estética das artes visuais e a objetividade pertinente ao universo do design visual, priorizando a experiência sensorial oferecida ao observador, com uso de materiais simples e técnicas de reprodução acessíveis, sem ater-se aos critérios pré-determinados que regem a legitimação da obra artística, criando composições com orientação construtiva e optica, onde a possibilidade de reprodução seriada permite o acesso a um maior número de pessoas.



bottom of page
